A Vila Maria é um bairro da Zona Norte de São Paulo bastante antigo. Tendo seus primeiros terrenos vendidos em meados de 1856, foi oficializada em 17 de janeiro de 1917 pela Cia. Paulista de Terrenos. Famoso reduto janista (Jânio Quadros, ex-presidente do Brasil e ex-prefeito de São Paulo, tinha por costume iniciar seus discursos com um sonoro "Meu povo de Vila Maria"), a Vila Maria é hoje um bairro residencial, de classe média, que mantém seu próprio comércio e algumas indústrias.
Fundada em 1950, a Unidos de Vila Maria nasceu de uma brincadeira de um grupo de amigos que desfilava pelas ruas dos bairros Vila Maria, Brás e Pari. Ela é uma das escolas mais antigas de São Paulo. Participou do primeiro desfile oficial da cidade e já viveu fases gloriosas no carnaval paulistano, ostentando no seu pavilhão as cores verde, azul e branco. Na década de 60, foi considerada uma das escolas de samba mais populares e competentes da Capital, ganhando o título de "Apito de Ouro".
Dentre os seus fundadores, estão Benedito Nascimento, o Dito Caipira, João Brasil, João Penteado, Zezinho de Vila Maria, Valdete Brandão e o Xangô da Vila, que morreu em julho de 2006. Ele era um dos embaixadores do samba paulistano.