Samba-enredo
O que é samba-enredo?
O samba enredo, também chamada de samba-de-enredo, é um gênero musical, variante do samba moderno, surgido no Rio de Janeiro na década de 1930, feito especificamente para o desfile de uma escola de samba. Anualmente várias músicas são compostas com bastante antecedência por cada uma das escolas de samba para ser escolhida a melhor, que será apresentada no desfile de carnaval. O samba enredo deve contar o enredo que a agremiação pretende mostrar na avenida durante seu desfile. para que um samba seja considerado samba-enredo, o mesmo deve retratar o enredo da escola (não confundir enredo com tema).
O samba enredo é um dos quesitos utilizados no julgamento dos desfiles das escolas. Algumas escolas preferem deixar o samba mais calmo, outra mais agitado, uma mais romântico, de acordo com seu estilo de desfile que pode mudar de carnaval para carnaval.
Criação do samba-enredo
Até 1946 a "trilha sonora" para os desfiles das escolas de samba era um refrão composto anteriormente e, durante o desfile, eram feitas improvisações que mantinham o desfile. Em 1946, a instituição que, à época, organizava os desfiles das escolas de samba, proibiu a improvisação. Cada escola fugiu compondo uma samba à sua maneira, e, a Prazer da Serrinha o fez criando o sub-gênero samba-enredo. Apresentou o primeiro enredo ("Conferência de São Francisco") e um samba que o retratou, de autoria de Silas de Oliveira e Mano Décio da Viola.
Considera-se, também, como primeiro samba-enredo, o samba da Unidos da Tijuca de 1933, mas a obra não pode ser considerada um samba-enredo pois não retratava um enredo, já que não havia enredo, mas, sim, um tema. O primeiro samba que fez a "trilha-sonora" de um desfile de uma escola de samba e que foi gravado foi o da Unidos da Tijuca de 1936.
Gravação dos samba-enredos
O primeiro samba de uma escola gravado, como já dito foi o da Unidos da Tijuca, de 1936.
Em 1967, o samba-enredo da Mangueira fez sucesso por todo o Brasil, por isso, o primeiro álbum de samba-enredo que reunia todos os sambas do ano foi o de 1968, intitulado "Festival do Samba"